dethemedetheme

Por Urologia

Laser verde no tratamento da hiperplasia benigna da próstata.

Problemas relacionados a próstata ainda geram muita discussão e tabu, devido ao exame de toque retal. O homem nasce com o órgão praticamente inexistente e a medida que envelhece, a próstata passa a crescer progressivamente. A Hiperplasia Benigna de Próstata (HBP), que é o aumento benigno da próstata, é comum entre os homens, mas em alguns casos, o volume atingido pode comprimir o canal da uretra, trazendo problemas como dificuldade para começar urinar e na ejaculação.

O aumento benigno de próstata também pode causar infecções urinárias, sangramento urinário, cálculos na bexiga e insuficiência renal, além de danos é vida social do doente, que pode sofrer com sintomas de urgência para urinar e sensação de não esvaziamento da bexiga. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a HBP atinge homens na casa dos 40 anos, e pode acometer até 80% dos homens com 50 anos ou mais (equivalente a 14 milhões de brasileiros).

Dentre os procedimentos disponíveis para o tratamento da doença um dos mais modernos é o laser verde, também chamado de Greenlight Laser, que é a mais avançada tecnologia empregada no tratamento de pacientes que sofrem de Hiperplasia Benigna de Próstata (HBP). A luz verde é direcionada para o tecido aumentado que vai sendo vaporizado. Ao mesmo tempo, os vasos são cauterizados. Para cardiopatas a vaporização é uma vantagem, já que o tratamento com anticoagulantes (para prevenir o infarto) não precisa ser interrompido para evitar o risco de hemorragias.

A utilização do laser apresenta benefícios como a ausência de sangramentos durante a cirurgia e a redução nos riscos de infecção. Além disso, como o paciente recebe alta médica em até 24 horas, o tempo de hospitalização diminui.

Sintomas comuns da hiperplasia prostática incluem:

• Vontade frequente de urinar, especialmente a noite;
  • Urgência repentina de urinar;
  • Dificuldade para começar a urinar;
  • Dor ou queimação durante a micção;
  • Sensação de que a sua bexiga nunca se esvazia por completo;
  • Gotejo ou vazamento de urina;
  • Fluxo de urina fraco.

Pr�stata - Urologia Especializada

Entendendo a próstata:

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que forma parte do sistema reprodutor masculino. A próstata produz o fluido que contém o esperma. Ela envolve a uretra, que é o canal que leva a urina da bexiga para fora do seu corpo. Com a idade e o tempo, a próstata cresce, causando pressão na uretra, como se fosse uma dobra em uma mangueira, causando problemas no ato de urinar.

Urologia
Sobre Urologia
Laser verde no tratamento da hiperplasia benigna